<"NOEMBED"><"BODY"><"/NOEMBED">
















 

 

Frescuragem!!! Ciumes!!! Inquisicoes!!! Histerias!!!Nada de censura!!!

 


sexta-feira, março 26, 2004
 
Blogs sofrem intimidação e são ameaçados de processo
em casos cujas opiniões acabam gerando polêmica



....................................................................................................................................

Caça à liberdade





Os blogs brasileiros estão vivendo seu inferno astral. Não bastasse a briga entre a Globo.com e os usuários do Blogger Brasil (já devidamente registrada nessa coluna), outros top bloggers vêm enfrentando problemas. Pelo menos três blogs sofreram ameaças de processos judiciais nas últimas semanas. Dois deles por causa de opiniões publicadas. O outro foi obrigado a mudar de nome. É uma verdadeira temporada de caça aos blogs. Depois de serem encarados como passatempo de adolescente, agora eles começam a preocupar os outros.

Um dos casos foi vivido por Alessandra Félix. Na busca de um bom nome para batizar seu blog, ela foi buscar a idéia numa reminiscência da juventude. Depois de uma grande festa para comemorar seus 19 anos, não havia nada em casa para um café da manhã. Ou quase nada. Um pacote de sucrilhos e uma garrafa de licor de marula serviram para o desjejum de oito pessoas. Mais que isso, esse prosaico acontecimento representava uma mudança em sua vida, a saída da adolescência para a vida adulta. A partir disso, ela criou o blog Amarula com Sucrilhos (http://www.amarulacomsucrilhos.com.br/). Por quase um ano e meio, esse domínio foi utilizado, até que num belo dia uma intimação chega em sua casa. Nela, a empresa, com sede na África do Sul, que fabrica o licor e detém os direitos sobre o nome Amarula, pede que o mesmo não seja mais usado no blog. A alegação? Concorrência desleal. No texto, há a explicação. “Por outro lado, uma das modalidades de concorrência desleal é denominada ‘concorrência parasitária’, entendida como as ‘tentativas de se tirar proveito do renome legitimamente adquirido por um terceiro, sem que haja normalmente o risco de confusão entre produtos e estabelecimentos’.

Numa réplica, Alessandra se defende. “Realmente nunca pretendi tirar proveito do renome daquela bebida cujo nome não se deve mencionar.(...) Não, eu não sou essa ‘parasita’. Ao contrário, agora que estou pensando nisso, talvez eu tenha colaborado de certa forma em lembrar as pessoas que visitam o meu blog do nome desta bebida, sempre de forma positiva e bem-humorada”. Ela deixa exemplos pertinentes no ar: “Será que a Janis Joplin foi parasita quando cantou ‘Mercedes-Benz’? E o Legião Urbana quando gravou ‘Geração Coca-Cola’? Será que são todos parasitas?”

Alessandra não quis levar a briga (que seria muito boa) adiante. Decidiu registrar outros domínios alternativos para seu blog (http://www.alefelix.com.br/ e http://www.licordemarulacomflocosdemilhoacucarados.net/). “Confesso que a idéia inicial era me defender com essa maracutaia. Apesar da minha natureza clamar por um combate, cansei de dar jeitinhos para ganhar brigas. Deixo os domínios para quem precisa de domínio e a razão para quem acha que tem razão”, explica num texto postado no endereço agora proibido.



Rodney Brocanelli - Do Laboratório Pop



OBS DO LACAIO: E HÁ CASOS AINDA MAIS DELICADOS, DE PROBLEMAS CRIADOS POR OPINIÕES PUBLICADAS. AÍ O NEGÓCIO PEGA MESMO.



LACAIO, O CAVALO LOUCO

 

This page is powered by Blogger, the easy way to update your web site.
 

Home  |  Archives