<"NOEMBED"><"BODY"><"/NOEMBED">
















 

 

Frescuragem!!! Ciumes!!! Inquisicoes!!! Histerias!!!Nada de censura!!!

 


quarta-feira, março 31, 2004
 
ESCLARECIMENTO DEFINITIVO (ESPERO)



"A palavra "crítica" vem do grego e possui três sentidos principais: 1) capacidade para julgar, discernir e decidir corretamente; 2) exame racional de todas as coisas sem preconceito e sem pré-julgamento; 3) atividade de examinar e avaliar detalhadamente uma idéia, um valor, um costume, um comportamento, uma obra artística ou científica. A atitude filosófica é uma atitude crítica porque preenche esses três significados da noção de crítica, a qual, como se observa, é inseparável da noção de racional.

A Filosofia começa dizendo não às crenças e aos preconceitos do dia-a-dia para que possam ser avaliados racional e criticamente, admitindo que não sabemos o que imaginávamos saber.

Inicia, ainda, sua investigação num momento muito preciso: naquele instante em que abandonamos nossas certezas cotidianas e não dispomos de nada para substituí-las ou para preencher a lacuna deixada por elas.

E volta-se preferencialmente para os momentos de crise no pensamento, na linguagem e na ação, pois é nesses momentos críticos que se manifesta mais claramente a exigência de fundamentação das idéias, dos discursos e das práticas.

Substitui-se, paulatinamente, o "eu acho que" (ou um "eu gosto de") pelo "eu penso que."




DO LIVRO "CONVITE À FILOSOFIA" - MARILENA CHAUI



Nota do Lacaio: é o que sempre procuro dizer e a razão de muitas das minhas brigas. Não sou contra o gostar e o achar - pois acho e gosto aos montes. Emoção é emoção, e ponto. Mas se a busca é pelo debate racional, esta, obviamente, não basta. Ficou claro, agora? E não é recado pra um alguém (especificamente, digo). Trata-se somente de uma justificativa de posição. Nada mais.



LACAIO, O CAVALO LOUCO

 

This page is powered by Blogger, the easy way to update your web site.
 

Home  |  Archives